Seguidores

Archivo del Blog

Configure your calendar archive widget - Edit archive widget - Flat List - Newest first - Choose any Month/Year Format

quinta-feira, 17 de junho de 2010



TRABALHAR COM O PROJETO DE TRABALHO...

È modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: o tratamento da informação, a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação e informação procedente dos diferentes saberes disciplinares e conhecimento próprio.

FINALIDADE DO PPP...

O Projeto busca um rumo, uma direção. È uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto politico por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. È político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.

PLANOS DE ENSINO NÃO LIMITAM-SE A UMA LISTAGEM DE CONTEÚDOS...

Referem-se, conforme COLL (1998) a conhecimentos ( os saberes, informações especificas de uma área, temas, matérias), a procedimentos (o fazer, as competências, as habilidades) e a interações ou princípios de convivência ( atitudes ou comportamentos que expressam os valores que o aluno passa a admitir como seus a partir daqueles valores que a comunidade escolar considera fundamental). Por esse motivo um Plano de Estudo não pode ser reduzido a listagens de conteúdos de caráter cognitivo ( matérias para estudo por disciplina ).

PRINCIPIOS TÉORICOS QUE EMBASAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRICULO POR PROJETOS DE TRABALHO...

Um sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar e partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipótese ( verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar. Assume como principio básico para sua articulação, a atitude favorável para o conhecimento por parte dos, estudantes, sempre e quando o professorado seja capaz, de conectar, com seus interesses e de favorecer a aprendizagem. Configura-se a partir da previsão, por parte dos docentes, de uma estrutura lógica e sequencial dos conteúdos, numa ordem que facilite sua compreensão, mas sempre levando em conta que essa previsão constitui um ponto de partida,não uma finalidade, já que pode ficar modificada na interação da classe. Realiza-se com um evidente sentido de funcionalidade do que se deve aprender, para isso, torna-se fundamental a relação com os procedimentos, com a diferentes alternativas organizativas aos problemas abordados. Valorizar-se a memorização compreensivos de aspectos da informação, com a perspectiva de que esses aspectos constituem uma base para estabelecer novas aprendizagens e relações. Por último, a avaliação trata, sobretudo, de analisar o processo seguido ao longo de toda a sequencia e das inter-relações criadas na aprendizagem. Parte de situações nas quais é necessário antecipar decisões, estabelecer relações ou inferir novos problemas.

A DIFERENÇA ENTRE CENTRO DE INTERECESES E PROJETOS DE TRABALHO...

A aprendizagem, nos Projetos de Trabalho, se baseia em sua significatividade, á diferença dos Centros de interesse, que, segundo uma professora da escola, “baseiam-se nas descobertas espontâneas dos alunos”.

ROTEIRO DE UM PROJETO DE TRABALHO...

1. Especificar o fio condutor → Relacionado com o PCC (Parâmetros Curriculares)
2. Buscar materiais → Especificação primeira de objetos e conteúdos (o que se pode aprender no projeto? )
3. Estudar e preparar o tema → Seleciona a informação com critérios de novidade e de planejamento de problemas
4. Envolver componentes do grupo → Reforça a consciência de aprender
5. Destacar o sentido funcional do projeto → Destaca a atualidade do tema para o grupo
6. Manter uma atitude de avaliação → O que sabem, que dúvidas surgem, o que acredita que os alunos aprenderam
7. Recapitular o processo seguido → Ordena-se em forma de programação, para centra-lo e planejar novas propostas educativas.
Escolha do tema→ Aborda critérios e argumentos → Elabora um índice individual
Planeja o desenvolvimento do tema → Colabora no roteiro inicial da classe
Participa na busca de informação → Contato com diferentes fontes


A informação:

Realiza o tratamento da informação → Interpreta- a realidade → Ordena-a e apresenta-a → Propõe novas perguntas
Analisa os capítulos do índice → Individual ou em grupo
Realiza um dossiê de sínteses → Realiza o índice final de ordenação → Incorpora novos capítulos → Considera-o como um objeto visual
Realiza a avaliação → Aplicando, em situações simuladas, os conteúdos estudados
Novas perspectivas → Propõe novas perguntas para outros temas

0 comentários:

Postar um comentário

 
 

Diseñado por: Compartidísimo
Scrapping elementos: Deliciouscraps©