Projeto
de Trabalho
Tema: Água Fonte de Vida
1. Justificativa:
O trabalho com o tema Água Fonte de Vida que se propõe aqui deverá apresentar para crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação á falta de água.
A importância do projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas á água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e conservação.
Partindo do referencial Curricular para Educação Infantil, no sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar, e partir do que as crianças já sabem de seus esquemas de conhecimento precedentes, de sua hipótese (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.
O autoconhecimento através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mais atitudes e formação de valores, que serão apreendidas na prática do dia-a-dia, no meio social.
O projeto Água Fonte de Vida, tem a principal função de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
2. Objetivo Geral:
O trabalho com o tema Água Fonte de Vida que se propõe aqui deverá apresentar para crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação á falta de água.
A importância do projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas á água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e conservação.
Partindo do referencial Curricular para Educação Infantil, no sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar, e partir do que as crianças já sabem de seus esquemas de conhecimento precedentes, de sua hipótese (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.
O autoconhecimento através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mais atitudes e formação de valores, que serão apreendidas na prática do dia-a-dia, no meio social.
O projeto Água Fonte de Vida, tem a principal função de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
2. Objetivo Geral:
Possibilitar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam; Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; Visando ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação á cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
3. Objetivos Específicos:
Adotar, por meio de atitudes cotidianas de valorização da água, a partir de uma postura critica;
Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidiana das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivências;
Estabelecer relações entre o presente e o passado;
Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações, discernindo algumas de suas funções;
Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
4. Conteúdos conceituais:
Adotar, por meio de atitudes cotidianas de valorização da água, a partir de uma postura critica;
Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidiana das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivências;
Estabelecer relações entre o presente e o passado;
Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações, discernindo algumas de suas funções;
Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
4. Conteúdos conceituais:
“Trabalhar a percepção do corpo a partir da musica ‘Planeta Água”
Explorar a oralidade,através da discussão da peça teatral,onde os alunos montaram os diálogos
Trabalhar a motricidade ampla e fina de maneira criativa, onde os alunos irão confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
Compreender a noção de quantidade;
Identificação dos cinco sentidos.
5. Conteúdos procedimentais:
Confeccionar crachás para a visita na estação de tratamento de água.
Construir um mural com a sobra dos matérias da confecção do livro;
Interpretação das imagens;
Explorar os espaços físicos, para colocação do mural em lugar visível ato da à comunidade escolar.
6. Conteúdos Atitudinais:
Integração social entre as crianças;
Cooperação durante a realização dos trabalhos em grupos;
Se conscientizar e se respeitar durante, as pesquisas e os trabalhos em grupos.
7. Situações Didáticas:
Propor às crianças a visita uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
Realizar visita na comunidade, conscientizando sobre a falta de água no planeta;
Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
Fazer entrevistas com pessoas da família e da sociedade;
Promover momento com a musica “Planeta Água” , de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupos retratando o que entenderam da mesma.
8. Avaliação:
Deverá ser feita de forma continua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual.
9. Referências Bibliográficas
Dia-a-dia do professor, vol.2-Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol.9- Meio Ambiente e Saúde,
Projetos Pedagógicos 3° Milênio- Miriam Cristina Cazante de Carvalho,
Balaio de idéias / Capparelli, Sérgio [etal]; coordenação, Annete Baldi, -Porto Alegre. Editora projeto, 2006. ISBN rma critica e construtiva. 978-85-85500-59-7.
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