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quinta-feira, 17 de junho de 2010

Escola Democrática

Democracia é uma forma de vida com conteúdos e valores estabelecidos e estando diretamente relacionada à educação propicia aos cidadãos, o exercício de suas competências e de seus direitos de forma satisfatória, tornando-os capazes de escolher e de decidir entre opções contrapostas (DEVAL, 2003).
"A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que se produzam mudanças e renovações na organização da escola, assim como modificações na função dos professores" – Juan Deval (2003, p.49)
Em breve análise, observa-se que o conceito de democracia é muito abrangente e complexo
.

Conceito: A escola democrática é aquela que está aberta ao diálogo intenso com toda
comunidade escolar, sem distinção; procura moldar as formas instituídas de organização da escola ao novo momento de democratização da sociedade e da educação escolar e, necessariamente, precisa criar novos meios de se adaptar ao paradigma da participação. Em uma escola democrática não pode faltar o comum acordo entre os diferentes membros da comunidade escolar, através, justamente, da participação ativa na construção de propostas e alternativas que fortaleçam a união em torno da gestão do ensino.

Planejamento participativo -> Deve assumir o caráter processual, flexível de açãoe reflexão permanente, ou seja, possibilitando intervenções pedagógicas e adequações nos objetivos e nas estratégias de ensino durante a sua execução, ou seja, as ações definidas nos planos devem estar sujeitas a um processo de avaliação constante para as ratificações dos cursos.
Definições de objetivos e metas que compatibilizam a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões de comunidade escolar.
A construção de uma escola democrática pressupõe uma forma de gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar – alunos e seus pais, professores, funcionários e direção.


Novo Docente: Embora a educação seja objeto de constantes estudos e de muita reflexão, é na escola que iremos encontrar práticas inovadoras ou ao contrário, ações que demonstram inflexibilidade e autoritarismo.
Diante desta realidade, torna-se urgente a necessidade de mudanças.
Os professores devem ser capazes de trabalhar em ambientes escolares que possam tornar-se centros de conhecimento coletivo e de solidariedade.
Devem estar preparados para compreender a importânciade um discurso democrático e as contradições da diversidade cultural.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/5883/1/O-Papel-Do-Professor-Em-Uma-Escola-Democratica/pagina1.html#ixzz0r6wsaOnf

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