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quinta-feira, 17 de junho de 2010

Didática e Planejamento:


Planejamento:

O papel da reflexão: A reflexão enquanto tal, não pode, de fato, interferir na realidade, nas condições objetivas; quem age sobre a realidade, direta ou indiretamente, são os sujeitos.
Incessantemente há na ação consciente dos sujeitos um nível de elaboração, um sentido, um fim, uma justificativa, uma marca humana que é a intencionalidade.

A reflexão, portanto, é uma mediação no processo de transformação.

Qual o papel da reflexão? Trabalhar com os obstáculos da consciência e constituir em guia de intervenção sobre os obstáculos objetivos, a partir da tentativa de captar estes determinantes, para poder intervir no real.

A reflexão tem pois, por função propiciar o despertar do sujeito, além de capacitá-lo para caminhar.

O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma noção, quer seja em um nível micro, quer seja um nível macro.

O processo de planejamento está inserido em vários setores da vida social:
Planejamento urbano
Planejamento econômico
Planejamento habitacional
Planejamento familiar, entre outros.

O que é importante, do ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois.
Caso a instituição de ensino superior não apresente o projeto da disciplina, o professor deverá elaborar observando os seguintes componentes:

A)Ementa da disciplina: É um resumo dos conteúdos que irão ser trabalhados no projeto.

B) Objetivos de ensino: Elaborá-los na perspectiva da formação de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: habilidades cognitivas, sociais, atitudinais etc. Há níveis diferenciados de objetivos: objetivo geral, alcançável longo prazo; objetivo específico, o qual expressa uma habilidade específica a ser pretendida.

C) Conteúdos: O professor deverá, na seleção dos conteúdos, considerar critérios como: validade, relevância, gradualidade, acessibilidade, interdisciplinaridade, articulação com outras áreas, cientificidade, adequação. Além do conhecimento da ciência, o professor, por exercer uma função formadora, deve inserir outros conteúdos: socialização, valores, solidariedade, respeito, ética, política, cooperação, cidadania,etc.

D) METODOLOGIA (procedimentos metodológicos):
Metodologia de ensino significa o conjunto de métodos aplicados a situação didático-pedagógica. Método de ensino é o caminho escolhido pelo professor para organizar as situações ensino-aprendizagem. No planejamento, ao elaborar o projeto de ensino, o professor antevê quais os métodos e as técnicas que poderá desenvolver com seu aluno em sala de aula na perspectiva de promover a aprendizagem.

E) AVALIAÇÃO: A avaliação é uma etapa presente quotidianamente em sala de aula, exerce uma função fundamental, que é a função diagnóstica. O professor deverá acolher as dificuldade do aluno no sentido de tentar ajudá-lo a superá-las, a vencê-las. Evitar a função classificatória comparando sujeitos entre sujeitos. A avaliação deverá considerar o avanço que aquele aluno obteve durante o curso.
(Vasconcellos, Celso dos Santos, 1956)

Planejando a educação para o desenvolvimento de competências

Fundamentos das relações entre professor e aluno:

1- Os fundamentos psicossociais: A relação entre professor e o aluno depende da formação do primeiro e do contexto de vida do segundo. O primeiro, a preparação para o exercício do magistério em qualquer nível precisará ir além da simples interiorização e apropriação de conteúdos programáticos relativos a determinadas situações complexas que serão abordados no processo de ensino. A formação do professor, deverá permitir-lhe desenvolver uma ampla visão e compreensão do estudante como próprio conhecimento.
Indivíduo: é o organismo único, distinguível dos demais do grupo, ser pertencente à espécie humana.
Sujeito: depende como se usa a palavra, usamos o termo sujeito para designar o indivíduo com sua história.

2- Os fundamentos epistemológicos: A escola é uma instituição com a missão de oferecer aos estudantes saberes socialmente construídos, visando sua inserção numa cultura singular e preparando o cidadão para a vida em seu contexto social.
Os saberes socialmente construídos, socializados e legitimados são a matéria-prima na relação entre o professor e o aluno.
Epistemologia: pode ser conceituada como a teoria do conhecimento racional. A epistemologia que chamamos de tradicional/positiva(dominante) se baseia na racionalidade técnica do conhecimento e é inspirada numa descrição de mundo; quanto mais ela for próxima da realidade mais confiável ela é.

3- Os fundamentos didáticos-pedagógicos: No planejamento de suas atividades pedagógicas o professor precisa fazer escolha sobre modelos de relação entre professor e aluno. Estas escolhas formam as bases dos processos de ensino e aprendizagem.
(Moretto, Vasco Pedro)

Tipos de Planejamento:

Projeto Político Pedagógico
(planejamento geral da escola)

Plano anual/Global

Plano de estudos
(planejamento curricular-sequências de aprendizagem)

Projeto de trabalho
(planejamento interdisciplinar-projeto por série ou turma)

Projeto de trabalho do professor
(plano com periodicidade variada)

Plano diário
(individual)

Plano de estudo (PE) ou da vitalidade pedagógica de um documento de identidade da escola

O plano de estudo é o plano da escola e não apenas a soma de listagens disciplinares
É mais amplo, bastante mais abrangente.

O plano de estudos não é um documento para ser arquivado, mas para leitura, avaliação e reformulação contínuas.

É importante que cada professor conheça bem sua área de trabalho, os conhecimentos que lhe cabem trabalhar no conjunto dos fazeres da escola, de modo a ter condições para discutir, argumentar nos momentos de definição do plano geral.

As finalidades da escola, elas se referem ao compromisso que a escola tem como instituição de ensino. Estão na lei e precisam constar do documento
. A escola pode ampliar e personalizar, mas não pode omitir.

Os princípios básicos da educação nacional estão na LDB e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Não se consegue reconhecer em cada texto qual é o sonho dos professores, dos funcionário e das famílias em relação à escola hoje, ao seu papel na comunidade e ao tipo de ser humano que deseja formar.

Deve ficar claro que, após a elaboração dos documentos, mantém-se na escola o compromisso de reelaboração, de revisão e de qualificação.
Projeto Político-pedagógico

A noção de projeto implica sobretudo tempo:
a) Tempo político: que define a oportunidade política de um determinado projeto.
b) Tempo institucional: Cada escola encontra-se num determinado tempo de sua história. O projeto que pode ser inovador para uma escola pode não ser para outra.
c) Tempo escolar: O calendário da escola, o período no qual o projeto é elaborado é também decisivo para o seu sucesso;
d) Tempo para amadurecer as ideias. Só os projetos burocráticos são impostos e, por isso, revelam-se ineficientes a médio prazo. Há um tempo para sedimentar ideias.
Um projeto precisa ser discutido e isso leva tempo.
Há evidentemente outros componentes do projeto, sem os quais seu êxito pode ficar comprometido.

Como elementos facilitadores de êxito de um projeto, podemos destacar:

1º Uma comunicação eficiente. Um projeto deve ser factível e seu enunciado facilmente compreendido.
2º Adesão voluntária e consciente ao projeto. Todos precisam estar envolvidos.
A CO-responsabilidade é um fator decisivo no êxito de um projeto;
3º Bom suporte institucional e financeiro, que significa: vontade política, pleno conhecimento de todos - principalmente dos dirigentes - e recursos financeiros claramente definidos.
4º Controle, acompanhamento e avaliação do projeto. Um projeto que não pressupõe constante avaliação não consegue saber se seus objetivos estão sendo atingidos.
5º Uma atmosfera, um ambiente favorável. Não é desprezível um certo componente mágico-simbólico para o êxito de um projeto, um certa mística (ou ideologia) que cimenta a todos os que se envolvem no “design” de um projeto;
6º Credibilidade. As ideias podem ser boas, mas, se os que as defendem não tem prestígio, comprovada competência e legitimidade só pode obstaculizar o projeto.
7º Um bom referencial teórico que facilite encontrar os principais conceitos e a estrutura do projeto.
(Moacir Gadotti)

A organização do currículo por projetos de trabalho

A proposta que inspira os Projetos de trabalho está vinculada à perspectiva do conhecimento globalizado e relacional.

A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a:

1- o tratamento da informação

2- a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma, normalmente superam-se os limites de uma matéria.

Origem e sentido dos projetos na escola

A realização entre ensino e aprendizagem se concretizava como:
1- uma organização dos conteúdos curriculares baseada nos Centros de interesse.
2-uma intervenção psicopedagógica preocupada em como favorecer a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e déficit dos alunos.
3-um trabalho de equipe de vários anos que reclamava e possibilitava a necessidade de questionar e inovar a prática docente.

Os projetos de trabalhado são uma proposta, nem perfeita, nem definitiva, nem única, para a evolução que o professorado do centro acompanhou e que lhe permite refletir sobre sua própria prática e melhorá-la.

A organização dos Projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento tem lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série se problemas que subjazem na aprendizagem. Esta seria a ideia fundamental dos Projetos.

Aspectos a serem levados em conta na desenvolvimento de um projeto

Escola Infantil(4 anos): aprender a construir definições de objetos e fatos, a partir de seus atributos e funções.

Escola Infantil(5 anos):definir a funcionalidade de objetos e fatos.
1°série do ensino fundamental: explicar os processos de transformação que agem nos objetos, fatos e problemas.
2°série do ensino fundamental: estabelecer relações causais ou funcionais sobre os fatos ou informações estudadas.
3°, 4°, 5°, 6° séries do ensino fundamental: Abordar a informação apresentada em sala de aula de maneira que os alunos cheguem a ordena-la, valoriza-la e inferi dela novos sentidos, significados ou referências.
7° e 8° séries do ensino fundamental: realizar gradualmente um processo de mudança que conduza os alunos da descrição da informação à sua explicação relacional.

A partir dessas e outras referências que aparecem em cada jeito, o docente planeja o esquema de sua intervenção e tenta organizar o desenvolvimento do Projeto de trabalhado.

A escolha do tema

O ponto de partida para a definição de um projeto de trabalho é a escolha do tema.
O tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro Projeto.
Não existem temas que não possam ser abordados através de projetos.
Tudo isso não impede que os docentes também possam, e devam, propor aqueles temas que considerem necessários, sempre quando mantenham uma atitude explicativa similar à que se exige dos alunos.

A atividade do docente após a escolha do projeto
Uma vez escolhido o projeto e estabelecida uma série de hipóteses em termos do que se quer saber, as perguntas que se deve responder,..., o que aconteceu para que valha a pena sua escolha, o professor pode iniciar as atividades:
1- especificar o fio condutor;
2- buscar materiais;
3- estudar e preparar o tema;
4- envolver componentes do grupo;
5- destacar o sentido funcional do projeto;
6- manter uma atitude de avaliação;
7- recapitular o processo seguido.

A atividade dos alunos após a escolha do Projeto

A interação entre ambas articula o sentido da organização do Projeto e explica outra dimensão de sua orientação globalizadora.
1- escolha do tema;
2- planeja o desenvolvimento do tema;
3- participa na busca de informação;
4- realiza o tratamento da informação;
5- analisa os capítulos dos índices;
6- realiza um dossiê de sínteses;
7- realiza a avaliação;
8- novas perspectivas.

Os projetos de trabalho são uma inovação que pode ser aplicada em todas as áreas de conhecimento, mas basicamente foram colocados em prática nas ciências naturais e ciências sociais, já que essas favorecem em maior grau a busca e o tratamento da informação.
Para alguns docentes, a alternativa a essa limitação passa por conectar os conteúdos e atividades dos Projetos com conteúdos e Projetos de outras situações educativas que os alunos realizem ao longo de sua tarefa escolar.
(Hernández, Fernando)

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