Seguidores

Archivo del Blog

Configure your calendar archive widget - Edit archive widget - Flat List - Newest first - Choose any Month/Year Format

quinta-feira, 17 de junho de 2010


AVALIAÇÃO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO REVELA VISÃO

MUNDO

SOCIEDADE

CONHECIMENTO

SER HUMANO

CONHECIMENTO

APRENDIZAGEM
PAPEL DA ESCOLA

ALUNO/A
PROFESSOR/A

AVALIAÇÃO ENVOLVE QUESTÕES

• IDEOLÓGICAS
• POLÍTICAS
• FINANCEIRAS
• SOCIAIS
• ÉTICAS
• ESTRUTURAIS
• CULTURAIS
• ENTRE OUTRAS...

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO/CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO
ESCOLA TRADICIONAL

MEIO OBJETO ESCOLA TRADICIONAL MEIO OBJETO

• Professor/a transmissor/a, expositor/a do
conhecimento
• Aluno/a receptor/a
• O erro é execrado, exercício para promoção do
acerto
• Aprendizagem- absorver o que é transmitido,
memorizar e adquirir o conhecimento, fixação,
cópia, emissão de respostas certas
• Ensino- transmissão de respostas de
conhecimentos, punição, treino, disciplinamento
AVALIAÇÃO - CLASSIFICATÓRIA, EXCLUDENTE,PUNITIVA, EXCLUDENTE, REPRODUTORA...

AVALIAÇÃO TRADICIONAL

ESCOLA NOVA MEIO/ SUJEITO

Professor/a facilitador/a, organizador de condições
favoráveis ao insight
Aluno/a deve desenvolver o conhecimento, deixar
que o conhecimento venha à tona
O erro é tratado com complacência:cada sujeito é o
que é, determinismo interno
Aprendizagem – dar sentido aos estímulos a partir
das estruturas internas pré formadas no sujeito
Organizador do campo da percepção

AVALIAÇÃO – ESTÁ DADA A PRIORI, NÃO TEM FUNÇÃO ESCOLA NÃO DIRETIVA/LASSER-FAIRE

ESCOLA INTERACIONISTA
SUJEITO MEIO
• Importância da ação e da troca
• Professor/a é problematizador/a, investigador/a
• Aluno/a construtor/a do conhecimento que se dá na
relação com o meio, na interação com o outro e c/
objeto de conhecimento.
• O erro é considerado uma hipótese em relação ao
conhecimento e é um balizador de novas
intervenções pedagógicas e de novos
planejamentos.

ESCOLA INTERACIONISTA
• Aprendizagem –construir conhecimento às
estruturas mentais acomodando-o por meio
da ação – equilibracão/ para Vigotskyconceito
de zona proximal
• Ensino é a provocação de sentidos,
exploração de hipóteses do/a aluno/a.

AVALIAÇÃO –ORGANIZADORA DO PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO DOCENTE, CONSIDERA CADA ALUNO/A COMO PARAMÊTRO DE SI MESMO, ORIENTADA POR CRITÉRIOS CLAROS


ESCOLA INTERACIONISTA
AVALIAÇÃO MEDIADORA/ALUNO OBJETO DO SUJEITO DA CONHECIMENTO/APRENDIZAGEM
PROFESSOR/A MEDIADOR/A

0 comentários:

Postar um comentário

 
 

Diseñado por: Compartidísimo
Scrapping elementos: Deliciouscraps©